Japão dará casas a quem quiser mudar para o país; entenda como funciona
Yahoo Finanças qua, 12 de dez 15:40 BRT
Já pensou em morar no Japão? O país está oferecendo casas de graça para quem decidir se mudar para lá. A ideia é uma tentativa de conter a redução da população local. Uma pesquisa realizada em 2013 pelo Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo mostra que nos últimos anos, 8,2 milhões de espaços residenciais ficaram desocupados. Destes, 2,2 milhões são casas inteiras que permanecem desabitadas há anos.
Para conter esse problema, o governo venderá algumas residências por valores bem menores do que o de mercado e até doará espaços.
Quem pode ocupar?
Para ter acesso a uma das casas é preciso cumprir uma série de requisitos impostos pelo governo japonês e entrar em contato para negociar as condições. Em algumas cidades, é possível até obter uma bonificação para reformar o imóvel.
Casas
As casas abandonadas, as chamadas “akiya”, foram esvaziadas depois que os proprietários antigos foram encaminhados a casas de repouso, morreram e não deixaram herdeiros ou mesmo tiveram filhos que decidiram não ficar com os imóveis. As akiyas estão, em sua maior parte, no interior do país, em áreas rurais, subúrbios e periferias, o que contribui para que elas não sejam tão interessantes para outras pessoas.